O seu melhor funcionário pediu pra ser sócio? Saiba como agir.
0
0

O seu melhor funcionário pediu pra ser sócio? Saiba como agir.

Quanto maior o seu sonho, mais importante é o seu time!

Kim | Jogo do Equity
2 min
0
0

Saudações, partner!

Quanto maior o seu sonho, mais importante é o seu time!

Recebi uma pergunta de um empresário me perguntando como tomar a melhor decisão, quando o seu melhor funcionário pede para se tornar sócio da empresa.

Entendo que essa situação pode gerar dúvidas e até insegurança — afinal, não basta abrir uma participação; é preciso fazer isso com estratégia para proteger seu negócio e gerar os incentivos corretos.

Avalie o impacto para sua empresa caso esse funcionário saísse hoje. No caso concreto, o funcionário curava uma dor gigante: toca a operação praticamente sozinho e o empresário estava focado em outras áreas, como marketing para acelerar o crescimento.

Ou seja, a saída do funcionário poderia gerar um grande prejuízo.

Para o contexto deste empresário, uma solução inteligente é transferir uma pequena parte da sociedade de imediatouma participação minoritária entre 0,1% e 5%, por exemplo — e oferecer uma opção de compra de quotas adicionais com vesting.

Isso significa que o funcionário, apesar de se tornar sócio hoje, apenas vai conquistar quotas adicionais na empresa se conquistar determinados objetivos, enquanto permanece comprometido com os resultados da empresa.

Assim, o empresário conseguiria reter o colaborador valioso, garantindo que ele permaneça e contribua para o crescimento da empresa.

Acesse o Guia Sociedade Inabalável, um treinamento feito para empresários que querem fazer acordos, criar alianças e expandir com sociedades/M&A.

Link: https://ojogodoequity.com.br/guia-sociedade-inabalavel/

Kim Ferreira de Melo.
Advogado Especialista em Societário/M&A.
Autor de "O Jogo do Equity".
Sócio fundador do Corplaw Advogados.