Nike + Skims: Quando Alianças Valem Mais que a Concorrência
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Nike + Skims: Quando Alianças Valem Mais que a Concorrência

Kim | Jogo do Equity
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Saudações, Partners!

Identificar oportunidades em situações - onde tudo aparenta ser um problema - é uma habilidade inata de qualquer empreendedor. Mesmo que esta oportunidade esteja no concorrente.

Nike vs Skims. A união foi realizada para lançar a NikeSKIMS, uma linha de roupas que mistura moda e performance esportiva. Por trás dessa collab, existe uma jogada estratégica poderosa. Por que essa parceria faz sentido?

Enquanto a Nike busca fortalecer sua presença no mercado feminino (onde marcas como Lululemon e Alo Yoga ganharam força), a Skims ganha visibilidade global e um caminho mais curto para um IPO.

IPO = initial public offering ou oferta pública inicial de ações. Quando uma empresa abre seu capital em uma bolsa de valores para que o público em geral compre suas ações e a empresa se capitalize rapidamente.

A verdade é que, no Jogo do Equity, muitas vezes seu maior concorrente pode ser seu melhor aliado.

Ou seja, ambas as marcas entenderam que crescer juntas faz mais sentido do que competir isoladamente. Esse é o DNA de quem deseja dominar o mercado com sociedades e M&A.

Você tem dedicado tempo suficiente para fora e identificar quando uma parceria pode ser mais valiosa do que uma disputa? Faz parte da rotina de qualquer CEO desenhar estratégias como essa.

Então, segue três lições essenciais sobre crescimento via sociedades e M&A:

1+1>2: Nem sempre brigar pelo mercado é a melhor solução. Às vezes, somar forças acelera o crescimento.

Crie Alianças: Parcerias não podem ser baseadas apenas em entusiasmo, mas sim em acordos sólidos que protegem os interesses de ambos os lados. No caso da Nike e Skims a ferramenta utilizada foi a: Joint Venture.

Joint Venture: é uma parceria estratégia com propósito específico onde duas ou mais empresas se unem para executar um único projeto e auferir lucros, geralmente através de uma SPE (Sociedade de Propósito Específico) ou SCP (Sociedade em Conta de Participação).

Derrube as barreiras do seu crescimento: No equity, crescer sozinho tem um limite. Parcerias bem alinhadas podem levar uma empresa ao próximo nível.

Agora, pense na sua empresa: Você já considerou transformar um concorrente em um aliado?

Quer aprender a jogar o jogo do equity, assim como a Nike e a Skims, e dominar o mercado? Compre o livro O Jogo do Equity!

Kim Ferreira de Melo.
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Fundador do Corplaw Advogados.
Advogado Especialista em Societário/M&A.
Autor de O Jogo do Equity.