Marcus Marques aprendeu a jogar o jogo do equity...
0
0

Marcus Marques aprendeu a jogar o jogo do equity...

O que você não sabe é que o Marcus Marques, além de ser uma autoridade quando o assunto é gestão, ele também aprendeu a jogar o jogo do equity, ao vender 10% da holding que controla as suas empresas.

Kim | Jogo do Equity
3 min
0
0

Saudações, partners!

Reconhecer que precisamos uns dos outros para crescer é o primeiro passo para superar a estagnação. Afinal, é impossível conquistar grandes resultados sozinho. Encontrar outras pessoas, marcas e empresas para se associar pode mudar a jogo da sua empresa.

Você, com certeza, deve conhecer o Marcus Marques, não é mesmo? Empresário que fundou o Grupo Acelerador em que sua principal atividade é realizar treinamentos para empresários acelerarem suas empresas.

O que você não sabe é que o Marcus Marques, além de ser uma autoridade quando o assunto é gestão, ele também aprendeu a jogar o jogo do equity, ao vender 10% da holding que controla as empresas do Grupo Acelerador por 45 milhões de reais.

Holding. É uma empresa que detém participações societárias (%) de outras empresas (operacionais) que exercem atividade econômica. Ou seja, a receita desse formato de empresa é, basicamente, dividendos. Sua receita também pode ser composta de serviços prestados às empresas operacionais, atuando com um centro de serviços compartilhado, para ganhar economia de escala.

Venda de 10% de participações. Segundo o próprio Marcus Marques, a venda foi realizada no formato cash-out, onde todo o dinheiro da venda vai para o bolso do sócio e não para a empresa. Essa formato é diferente do cash-in, que é justamente o inverso, quando o dinheiro da venda entra dentro do caixa da empresa.

Legitimidade. O Marcus Marques fez isso também para fortalecer o seu programa de sócios executivos (partnership/vesting), de modo que, agora ele pode utilizar essa venda como um argumento para ancorar o valuation da sua empresa ao negociar com as pessoas-chaves da sua equipe.

Isso não significa que você precise fazer o mesmo para ter sócios executivos. Mas, não deixa de ser uma boa estratégia para ancorar a negociação.

Sócios que agregam valor. Agora ele tem um "time" de empresários (sócios minoritários) incentivados a opinar sobre como melhorar ainda mais as estratégias de crescimento do Grupo Acelerador, pois, estão com skin in the game.

Em resumo. Marcus Marques aprendeu a jogar o jogo do equity, vendeu 10% da sua empresa, colocou 45 milhões no bolso, encorou o valuation para negociar com sócios executivos, atraiu um time de empresários minoritários para contribuir com o seu crescimento e transmitiu legitimidade para o mercado de treinamentos, onde ainda parece ser "difícil fazer equity", em razão da extrema dependência e vinculação da marca pessoal do sócio majoritário nas entregas das empresas...

Quer ter mais confiança para utilizar essas estratégias, assim como fez Marcus Marques, e aprender a jogar o jogo do equity? Acesso o link.

Kim Ferreira de Melo.
Siga-me no Instagram.
Conecte-se comigo no Linkedin.
Fundador do Corplaw Advogados.
Advogado Especialista em Societário/M&A.
Autor de O Jogo do Equity.