Marcelo Germano aprendeu a jogar o jogo do equity...
1
0

Marcelo Germano aprendeu a jogar o jogo do equity...

Desde cedo, Marcelo, além de saber identificar e desenvolver bons talentos, ele entendeu que para reter pessoas excepcionais só há um único caminho: o jogo do equity. E ele fez isso em duas jogadas.

Kim | Jogo do Equity
3 min
1
0

Saudações, partners!

"Um dos pontos de inflexão do Corplaw Advogados (minha empresa) aconteceu quando busquei soluções fora da empresa, ou seja, quando busquei ajuda externa. Pense nisso."

Já ouviu falar na expressão "a empresa é o reflexo do dono"? Essa frase ensina que quanto mais preparado estiver o dono da empresa para superar desafios, mais preparada estará a empresa. E o contrário também é verdadeiro, quanto mais despreparado estiver o dono, mais despreparada estará a empresa.

Aprendi esse conceito com o meu mentor Marcelo Germano, fundador do EAG (Empresa Autogerenciável), a partir dele entendi que muitas das respostas que buscava não estava dentro da minha empresa, pelo contrário, estava fora dela. Ele, basicamente, desenvolveu um método que ensina pequenos e médios empresários a ter cultura, gestão e liderança em suas empresas.

Desde cedo, Marcelo, além de saber identificar e desenvolver bons talentos, ele entendeu que para reter pessoas excepcionais só há um único caminho: o jogo do equity. E ele fez isso em duas jogadas:

1) Quando transformou seu melhor executivo em CEO e sócio do EAG. Rogério Valentim comprovou ser um executivo de resultados ao conduzir, também como CEO a operação da Lumma Despachantes (outra empresa do Marcelo).

2) Quando fez uma incorporação de uma empresa chamada Performance Máxima. Essa empresa é uma consultoria de vendas para empresários, liderada pelo Matheus Bueno que hoje se tornou Sócio e Diretor Comercial do EAG.

Ou seja, de um lado, Marcelo, conseguiu garantir que o EAG tenha um executivo de ponta tocando o negócio, quanto do outro, absorveu todo o know-how de gestão, estratégia e liderança de equipes de vendas em benefícios do EAG. Entendeu?

Em outras palavras, ele utilizou das estratégias societárias das empresas que mais crescem no mundo para sanar as principais deficiências que poderiam existir dentro da gestão do seu negócio.

O principal insight é que não precisamos desenvolver TUDO do zero, podemos aproveitar algo que já está construído e trazê-lo pra perto. Desse modo, economizamos tempo, dinheiro e energia. É claro que pra isso da certo, é fundamental aprender a negociar bons acordos.

Veja que você também pode incorporar essas estratégias dentro da sua empresa. Costumo dizer que uma sociedade alinhada possui 10 acordos infalíveis:

1. Divisão de Responsabilidades;

2. Divisão de Poder na Tomada de Decisão;

3. Regras de Pro-labore, Reservas e Distribuição de Lucros;

4. Regras de Transferência de Quotas;

5. Regras de Retirada.

Quer aprender a negociar quotas da sua empresa, assim como fez o Marcelo Germano, e aprender a jogar o jogo do equity?

Obs: os outros 5 acordos infalíveis serão revelados nas próximas newsletters.

Kim Ferreira de Melo.
Siga-me no Instagram.
Conecte-se comigo no Linkedin.