Dividir decisões com o sócio? Entenda o risco.
0
0

Dividir decisões com o sócio? Entenda o risco.

Se eu te dissesse que é comum ver empresários com a maioria (majoritário) do captable sem usar (ou com medo de usar) o seu poder dentro de uma sociedade. E isso é ruim pra sociedade e para os resultad

Kim | Jogo do Equity
2 min
0
0

Saudações, Partner!

Se eu te dissesse que é comum ver empresários com a maioria (majoritário) do captable sem usar (ou com medo de usar) o seu poder dentro de uma sociedade. E isso é ruim pra sociedade e para os resultados da empresa.

Imagine esse cenário. Você tem 60% da empresa e seu sócio tem 40%, e ambos tomam as decisões em conjunto. Até agora, isso tem funcionado, certo? Porém, esse modelo pode não ser o ideal para garantir a segurança e o controle da sua empresa a longo prazo.

Longo prazo. Tomar todas as decisões de forma conjunta pode parecer a maneira mais "democrática" de administrar, mas não é saudável construir uma rotina societária onde você sempre precisa da aprovação do sócio minoritário para tudo.

A última palavra. Em sociedades, o princípio majoritário garante que a maioria tem a palavra final nas decisões. Isso significa que, no exemplo, você, com seus 60%, deve ter a última palavra em certas situações, mesmo que sempre envolva seu sócio nas discussões.

E isso tem que estar claro, pra evitar quebra de expectativa e desalinhamento futuro.

Divergências. Claro que pode haver receio de atritos, mas é importante que seu sócio saiba que, com 40%, ele deve respeitar a sua posição de majoritário.

Propor acordos. Com o objetivo de compor um acordo e de evitar um "reinado" do sócio majoritário, você pode propor que para questões mais delicadas, podem ser estabelecida uma alçada que determina a necessidade da unanimidade para aprovações específicas. E apenas essas decisões você dependeria do minoritário para aprova-las.

Risco. Caso não seja feito nada, em caso de divergência, a empresa pode travar e o patrimônio de ambos ficar em risco.

Livro feito para empresários. O Jogo do Equity. Ele ensina exatamente como evitar problemas com sócios e criar alianças estratégicas sem perder o controle da sua empresa. Acesse este link!

Kim Ferreira de Melo Medeiros.
Fundador do Corplaw Advogados
Advogado Especialista em Societário/M&A.
Autor do livro O Jogo do Equity.
Siga-me no Instagram.
Conecte-se comigo no LinkedIn.