Você ta pronto para criar alianças e expandir?
0
0

Você ta pronto para criar alianças e expandir?

Kim | Jogo do Equity
3 min
0
0

Saudações, partners!

Será mesmo que você está pronto para criar alianças e expandir? Aversão ao risco é um dos principais obstáculos que impede o crescimento inorgânico de uma empresa. Vou te explicar como que eu consigo identificar esse sintoma em um negócio.

Captable pouco pulverizado. A esmagadora maioria das empresas, acima de 5 anos de vida, possuem um cap table (capital social) pouco pulverizado, geralmente, com dois, três ou quatro sócios. Esse perfil de sociedade revela quatro questões importantes que são:

a. Sociedade formada apenas por fundadores. Durante toda a vida da empresa a sociedade foi composta, provavelmente, apenas por sócios fundadores. Ou, no máximo teve 1 ou 2 novos sócios durante toda a jornada do negócio.

b. Desperdício de crescimento. Durante toda a vida da empresa houve um desperdício de potenciais negociações que poderiam ter dado um salto de crescimento inorgânico na empresa.

O lado bom é que esse potencial ainda pode ser explorado.

c. Falta de liquidez. Os fundadores da empresa estão deixando de colocar dinheiro no próprio bolso ao segurar as quotas/ações "na sua mão", em vez de negociá-las para conquistar seus objetivos empresariais e pessoais.

d. Controle da empresa. Os fundadores não sabem que podem manter o controle da empresa com apenas 25% + 1 quota/ação. Ou seja, todo o restante das quotas/ações podem ser negociadas sem um prejuízo significativo ao poder dos fundadores sobre a condução dos negócios.

Inclusive, quando você analisa as empresas que possuem um perfil de sociedade, com uma quantidade um pouco maior de sócios, por exemplo, uma sociedade de 5 a 10 sócios, existem mais sócios não porque fizeram negociações vantajosas (rs...), mas pelo fato de os fundadores terem falecido e os herdeiros tiveram que assumir as quotas/ações da empresa, gerando essa pulverização obrigatória e não planejada.

Exceção. A exceção a essa regra são as startups que já são criadas com o intuito de explorar com velocidade o crescimento inorgânico.

O que se vê é uma aversão enorme ao risco. Ao capital de risco. Nesse caso, provavelmente, o que pode estar impedindo o seu crescimento hoje é o modelo societário da sua empresa.

Pensando nisso, separei cinco perguntas que fará você refletir sobre mudar ou não o seu modelo societário atual:

  1. 1. Você e seus sócios estão dispostos incluir na sua rotina a execução de estratégias societárias?
  2. 2. Qual é a sua tolerância ao risco em sociedades?
  3. 3. Como você lida com divergências entre parceiros/sócios?
  4. 4. Você tem total clareza sobre seus objetivos futuros e quais sacrifícios deve assumir para conquistá-los?
  5. 5. Está preparado para dividir equity hoje para acelerar o crescimento da sua empresa amanhã?

Essas perguntas são fundamentais para entender se sua empresa está no caminho certo.

Se você quer entender como expandir com Sociedades/M&A, ao mesmo tempo que garante o controle da sua empresa, clique aqui para seguir o meu perfil no instagram!

Kim Ferreira de Melo.