Saudações, partner!
Muitos empresários me procuram com uma dúvida bastante comum: “Somos quatro sócios e todos ganham a mesma coisa há anos, mas muita coisa mudou. Como podemos organizar isso?”
Quando isso acontece, é crucial repensar a política de remuneração para garantir que o trabalho, o investimento e a contribuição de cada sócio sejam justamente reconhecidos.
Aqui estão os passos que eu sugiro para uma reorganização da remuneração de forma eficiente e justa:
Primeiramente, a remuneração deve ser dividida entre dois fatores principais:
Você pode perguntar: "Os sócios que recebem pro-labore devem sempre ganhar o mesmo valor?"
A resposta é: Não. A remuneração de cada sócio deve ser ajustada com base em três critérios:
Esses fatores devem ser analisados e ajustados conforme as funções e a contribuição de cada sócio.
Se a sociedade passou por mudanças, uma revisão na política de remuneração é essencial para evitar desentendimentos e garantir que cada sócio receba o que merece.
Acesse o livro O Jogo do Equity e o Guia Sociedade Inabalável um treinamento online feito para empresários que querem para evitar problemas com sócios, organizar a sociedade criar alianças e expandir. Acesse no link abaixo.
Link: https://chk.eduzz.com/7WX57JGO0A
Kim Ferreira de Melo.
Advogado Societário/M&A.
Autor de O Jogo do Equity.
Sócio fundador do Corplaw Advogados.